# Sobre a fugacidade da vida...

***
Hoje, uma quarta-feira qualquer de inverno - Diga-se de passagem, um inverno bastante rigoroso!


Não!... Permita-me uma correção; uma quarta-feira como outra qualquer, não fosse o fato de ter seguido - logo nas primeiras horas -, para um compromisso bastante difícil.

Era o velório de um senhor que eu não conhecia - Pai de uma amiga.

Por que estou transformando isso numa postagem?

Acho que por algum motivo, os "desenlaces", reservam-nos sempre as mais importantes, se não as mais sagradas lições. Momentos como este estão sempre nos lembrando sobre a nossa fragilidade, diante da mão inexorável que no derradeiro tempo, "ceifará" de nós o sopro final.

No corre-corre do "ganhar-o-pão", no burburinho dos escritórios, na poluição visual e sonora das cidades, nos vultos apressados dos transeuntes, no absurdo trânsito caótico... Vamos seguindo tresloucados dia após dia, agregando em nossos "espíritos" a falsa impressão de uma certa imortalidade e que traz no "pacote", aquela arrogância que inunda a alma de tanta gente.

Me perdoem, acho que atravessei a linha vermelha.
Não quero mais usar de minhas palavras e deixarei que outro "Alguém" fale por mim, acerca do fugaz:
Do livro de Eclesiastes:
(sobre a fugacidade da vida)



Ec 2,11 - "Então examinei todas as obras que havia feito e o trabalho que me tinham custado. E concluí que tudo é fugaz e uma corrida atrás do vento, e que não há nada de permanente debaixo do Sol."



Ec 2,15 - "Então pensei: «Vou ter o mesmo destino que o insensato! Para que me tornei sábio?» E concluí que também isto é fugaz."

Ec 2,17 - "Fiquei com ódio da vida, porque tudo o que se faz debaixo do sol me desagradou. Tudo é fugaz, uma corrida atrás do vento."

Ec 2,19 - "E quem sabe se será sábio ou insensato? De qualquer modo, ele será dono de tudo o que eu fiz debaixo do Sol com a minha fadiga e sabedoria. Também isto é fugaz."


Ec 2,21 - "De facto, há quem trabalhe com sabedoria, conhecimento e sucesso. E depois tem que deixar os seus bens para outro que com nada se afadigou. Também isto é coisa fugaz e grande mal."

Ec 2,23 - "Sim, todos os seus dias são dolorosos, a sua tarefa é penosa, e nem de noite ele pode repousar. Também isso é fugaz!"

Ec 2,26 - "A quem Lhe agrada, Deus concede sabedoria, conhecimento e alegria. Mas ao pecador Deus impõe a pena de juntar e acumular para quem agrada a Deus. Mas também isto é fugaz e uma corrida atrás do vento."

Ec 3,39 - "De facto, o destino do homem e do animal são idênticos: do mesmo modo que morrem estes, morrem também aqueles. Uns e outros têm o mesmo sopro vital, sem que o homem tenha vantagem nenhuma sobre o animal, porque tudo é fugaz."

Ec 4,4 - "Vi também que todo o trabalho e todo o empenho que o homem põe nas suas obras é fruto de competição recíproca. Isto também é fugaz e uma corrida atrás do vento."

Ec 4,8 - "um homem sozinho, que não tem ninguém, nem filhos, nem irmãos. Apesar disso, não deixa de se afadigar, nem de se fartar com riquezas. Para quem se afadiga ele e se priva da felicidade? Isto também é fugaz e trabalho inútil."

Ec 4,16 - "e que passou a chefiar imensa multidão. Contudo, aqueles que vierem depois não ficarão contentes com ele. Também isto é fugaz e uma corrida atrás do vento."

Ec 5,9 - "Quem gosta de dinheiro, nunca se sacia de dinheiro. Quem é apegado às riquezas, nunca se farta com o rendimento. Isto também é fugaz."

Ec 5,19 - "Deste modo, o homem não se preo-cupa demasiado com a sua vida fugaz, porque Deus o mantém ocupado na alegria do coração."
Ec 6,2 - "A um, Deus concede riquezas, recursos e honras, e nada lhe falta de tudo o que poderia desejar. Deus, porém, não lhe permite desfrutar essas coisas, porque um estrangeiro é que vai desfrutá-las. Isto é coisa fugaz e sofrimento cruel."



Ec 7,15 - "Já vi de tudo nos dias da minha existência fugaz. Vi o justo perecer apesar da sua justiça, e o injusto viver longamente apesar da sua injustiça."

Ec 8,10 - "Vi também os injustos receberem sepultura e entrarem no repouso, enquanto que os frequentadores do lugar santo ficavam esquecidos na cidade, onde tinham feito o bem. Isso também é fugaz."

Ec 8,14 - "Existe ainda outra desilusão: justos que são tratados como se fossem injustos, e injustos que são tratados como se fossem justos. Penso que também isto é coisa fugaz."

"Goza a vida com a esposa que amas, durante todos os dias da vida fugaz que Deus te concede debaixo do Sol. Esta é a porção que te cabe na vida e no trabalho com que te afadigas debaixo do Sol."

Ec 11,8 - "Se um homem viver muitos anos, procure desfrutar de todos eles; mas lembre-se dos dias sombrios, que serão muitos, pois tudo o que acontece é fugaz."

Ec 11,10 - "Expulsa a melancolia do teu coração e afasta do teu corpo a dor, porque a juventude e os cabelos negros são fugazes."
Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário